Como escolher o melhor pão no mercado?

pão integral 1

O rótulo pode te ajudar nesta escolha, mas o que devo observar?

1ª DICA: Não se deixe enganar pela embalagem bonita, e muito menos pela escrita INTEGRAL na frente, leia o rótulo atrás! Notem sempre qual o primeiro ingrediente para verificar se não é farinha branca (notem que o sinônimo para farinha branca é farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico)! Pois bem, saibam é permitido indicar que o alimento é integral caso tenha 25% de um ingrediente integral compondo o produto produto.

2ª DICA: A lista de ingredientes de um produto está descrita no rótulo em ordem decrescente de quantidade, isto é, o ingrediente que estiver em maior quantidade deve vir primeiro e assim por diante. Ou seja, ao escolher um pão integral, a farinha de trigo integral deve ser o primeiro ingrediente, indicando que este está em maior quantidade, ou preferir aqueles pães que só levem a farinha de trigo integral na sua composição, ou seja, os 100% integral.
Ainda utilizando a dica da ordem dos ingredientes, procure a presença do açúcar na lista de ingredientes, prefira aqueles pães sem açúcar, ou que o açúcar esteja presente, desde que a partir do 4º ingrediente.

3ª DICA: Prefira alimentos com lista de ingredientes pequenas e que tenham apenas nomes conhecidos, de alimentos que usamos normalmente na cozinha.
Mas se mesmo com estas dicas você ainda não encontrou um pão que te agradasse no mercado, você pode fazer o seu próprio pão integral, segue aí uma receita deliciosa:
Pão Integral Para 6 a 8 pessoas Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos | Tempo de cozimento: 30 minutos ____________________________________________________________________________________ Ingredientes:

3 1⁄2 xícaras de farinha integral (você escolhe o tipo de farinha a ser usado); 2 1⁄2 xícaras de leite morno (se necessário coloca-se um pouquinho mais para a massa ficar suave, pode ser substituído por água); 1/2 xícara de óleo; 1 ovo; 1 colherinha de chá de sal 1 colher de chá de açúcar; 1 pacotinho ou uma colher de sopa cheia de fermento seco (fermento biológico para pão); ____________________________________________________________________________________ Modo de preparo:

▪ Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto as farinhas. ▪ Coloque as farinhas em uma tigela. ▪ Despeje o conteúdo do liquidificador sobre a farinha e mexa com uma colher até a massa ficar homogênea (lisa) e não muito dura (mais para mole). ▪ Transfira a massa para uma forma untada com óleo ou forrada com papel manteiga. Com uma colher úmida ajeite a massa na forma.
▪ Deixe a massa descansar até dobrar de volume. ▪ Acenda o forno 5 minutos antes do pão ficar pronto, desligue após o forno esquentar e coloque o pão para crescer no forno aquecido. O pão irá crescer em 30 minutos no máximo. ▪ Depois que o pão crescer, ligue o forno em 23oC e asse por aproximadamente 30 minutos. Dica da nutri: Se desejar dar um toque especial ao pão adicione à massa erva doce. O pão poderá ser conservado em saco plástico em temperatura ambiente por até 3 dias. Na geladeira por até 1 semana, e congelado por até 3 meses. Truque pra descongelar: colocar a fatia na torradeira, ou na frigideira e borrifar um pouco de água na fatia, ele parecerá novinho.

Autora

Dra Luciana Pacheco

Veja Também

Um Novo Conceito de Academia

17 de maio de 2018

Curta a Axya

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos