Pastinhas Saudáveis para rechear seus lanches

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   A dúvida de muitos! O que eu posso passar no pão? Pelo que eu posso substituir a maionese ou a margarina?

   A questão é que a maionese industrializada e a margarina são alimentos que devem ser controlados na alimentação, uma vez que se tratam de alimentos ultraprocessados e geralmente fontes de gorduras trans, que em nada contribuem para a nossa saúde.
   No mercado as opções são variadas. Você pode substituir, por exemplo, por: Creme de ricota, queijo tipo cotagge (que é mais molezinho), tofu temperado, tahine, pasta de oleaginosa como a pasta de amendoim integral sem açúcar, molho pesto ou até mesmo preparar a sua própria pastinha.
   Aqui segue uma seleção de receitas práticas, nutritivas e saborosas de pastinhas. Além destas receitas, busque na internet receitas com outras opções ou agende uma consulta para ter disponível um livro com mais de 130 receitas testadas e aprovadas.

Hommus de grão de bico

Para 4 a 6 pessoas Tempo de preparo: 10 minutos | Armazenamento: até 1 semana na geladeira ____________________________________________________________________________________ Ingredientes:
200g de grão de bico hidratado e cozido até ficar bem molinho Opcional: 2 colheres de sopa de tahine; 20ml de água; Suco de 1 limão; 1 dente de alho; 1 pitada de sal; Pimenta preta a gosto. ____________________________________________________________________________________ Modo de preparo:

▪ Em um processador, coloque todos os ingredientes até obter um creme. ▪ Finalize com azeite e grãos reservados de grão de bico. Dica da nutri: Excelente opção para evitar o uso de molhos e condimentos industrializados, passar no pão, em torradinhas, servir com tiras de cenoura, pepino, abobrinha ou palmito…

Maionese de leite com alho

Para 6 a 10 pessoas Tempo de preparo: 20 minutos | Armazenamento: até 1 semana na geladeira ____________________________________________________________________________________ Ingredientes:
1 xícara de chá bem gelado Aproximadamente 2 xícaras de óleo; ½ colher de chá de sal; 1 dente de alho. ____________________________________________________________________________________ Modo de preparo:
▪ No liquidificador, despeje o leite bem gelado e o dente de alho, ligue no máximo e vá adicionando aos poucos o óleo em fio, batendo sem parar, até engrossar. Talvez não seja necessário utilizar todo o óleo, adicione e observe quando atingir o ponto desejado.

▪ Na finalização, adicione o sal e bata um pouco mais. Disponha em potinhos e sirva imediatamente, ou mantenha na geladeira por até uma semana. Dica da nutri: Excelente opção para evitar o uso de molhos e condimentos industrializados.

Pasta pink

Para 4 a 6 pessoas Tempo de preparo: 10 minutos | Armazenamento: até 1 semana na geladeira ___________________________________________________________________________________ Ingredientes:
1 pote de iogurte natural; 1 colher de sopa de requeijão; 1 cebola pequena; 1 dente de alho; 1 beterraba pequena cozida ralada; Orégano e outros temperos a gosto. ____________________________________________________________________________________ Modo de preparo:
▪ Misture os ingredientes em um recipiente e armazene na geladeira por até 1 semana. Dica da nutri: Excelente opção para evitar o uso de molhos e condimentos industrializados, passar no pão, em torradinhas, servir com tiras de cenoura, pepino, abobrinha ou palmito…

Obs: É super interessante utilizar com as crianças, a cor pink estimula a experimentação de novos alimentos.

Autora

Dra Luciana Pacheco

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